Pesquisar

terça-feira, 1 de julho de 2014

Lâmpadas incandescentes de 60W são proibidas no Brasil.

A partir do dia de hoje (01/07/2014), a fabricação e importação das lâmpadas incandescentes de 60W, uma das mais utilizadas no Brasil. Para comerciantes que ainda possuem lâmpadas em estoque, estas podem ser vendidas por mais um ano. As lâmpadas de 40W e 25W serão proibidas até 2015, data prevista para o fim das lâmpadas incandescentes no país. O motivo para a proibição é o consumo elevado de energia das lâmpadas incandescentes, além da sua baixa duração, alto aquecimento e baixa eficiencia energética.
Abaixo, um cronograma referente ao banimento das lâmpadas incandescentes no Brasil, conforme estabelecido pela Portaria nº1007.

 




Segundo Isac Roisenblatt, diretor. Ass. Bras. Ind. Iluminação, "Numa residência com aproximadamente 10 lâmpadas incandescentes, a pessoa trocando 60 watts por 10 watts lâmpadas led representa uma economia anual da ordem de R$ 200”.

Se todas as casas passassem a usar lâmpadas de led no lugar da incandescente, por exemplo, a economia de energia seria igual a todo o consumo residencial dos sete estados da região norte do país.

Esses fatos comprovam que para substituir as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas de LED são a melhor opção. Possui alta eficiencia energética, economizando até 90% de energia e vida útil média de 30.000h.